25 de janeiro de 2013

459




Hoje você ainda é criança. Mas um dia irá crescer.

Neste dia, seus passo se tornarão maiores que a perna e serão apressados sempre. Sempre, como sempre andarão para frente, sem parar, mesmo que em alguns momento não saiba direito para qual direção seguir. Pois você nunca vai parar.

Seus muro crescerão e se tornarão prédios. Suas rua se esticarão e serão de todos os tipo: augustas, paulistas, marginais, angélicas. E você caminhará também por baixo da terra ou sobre trilhos que cruzarão seu corpo feito artérias bombeando suor e sonhos.

Sua terra laranja se tornará asfalto, suas nuvens de algodão se tornarão concreto. Sua paisagem se tornará cinza. Não apenas cinza, mas cinza-branco, cinza-negro, cinza-amarelo, cinza-índio, cinza-de-todos-os-povos.

O canto dos pássaro dará lugar às buzinas e motores e conversas e passos apressado e histórias para contar. Seu sotaque vai se estender por quilômetros, levado por milhões de pessoas que odeiam ser apaixonado por você.

Sim, você vai crescer e encontrar problemas. Alguns serão até mesmo maiores que você, mas logo você crescerá ainda mais, atropelando os problema, deixando os problema para trás e crescendo, para descobrir novos problema que te incentivem a crescer mais.

Hoje você ainda é criança e não sabe disso, mas você vai crescer. Vai deixar de ser uma cidade e se tornar um universo dentro de si próprio, quase uma força da natureza. E vai crescer muito, mas sem nunca esquecer sua história ou quem você foi.

E este será seu grande orgulho. E este será o grande orgulho de milhões de pessoa, que, como eu, sentirão uma pitada de orgulho ao comerem “os esse” dos plural, como eu fiz em alguns trechos deste texto, e, por conta disso, escutarem as pessoas perguntando:

- Você é de São Paulo?

(Homenagem à cidade que nasci
por conta do seu aniversário.
A tela é de Almeida Júnior, e
retrata a Rua da Consolação no século 19)

2 leitores:

Ana EmíliaYamashita disse...

Não sou de São Paulo, mas quem confere pertença ao coração?

Pri disse...

Eu sou apaixonada por essa cidade maluca, portanto realmente mereceu o texto!

 

Championship Chronicles © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates